Botox: A Aplicação Da Toxina Botulínica É Revesível?

01/11/2022

O Botox, em sua finalidade estética, é um dos tratamentos mais procurados por homens e mulheres em praticamente todas as clínicas e consultórios no país.

O desenvolvimento deste procedimento foi importante para a estética, pois tornou possível realizar um tratamento de rejuvenescimento facial sem a necessidade de uma cirurgia.

O Botox


A toxina botulínica é um paralisante muscular. Os movimentos dos nossos músculos são determinados pelos estímulos elétricos enviados do nosso cérebro através do sistema nervoso. A troca de informações entre os nervos e o músculo é realizada pela liberação da substância acetilcolina. O Botox atua nesse momento, bloqueando a liberação desta substância.

Como o músculo não recebe a informação, ele não contrai. Assim, fica paralisado, evitando o aparecimento das rugas e outras marcas de expressão. Mas não se assuste, apesar de usarmos o termo "paralisado" isso não significa que você vai ficar sem expressão, uma aplicação correta e uma dosagem adequada garantem um resultado com aspecto natural.



O Botox É Reversível? 

Não é comum reverter o Botox, mas é normal. Ou seja, caso você precise algum dia fazer, saiba que é um procedimento que, sim, existe.

Considerando que o paciente não gostou do resultado ou que alguma intercorrência tenha havido durante o processo, a reversão do Botox pode ser feita utilizando-se alguns medicamentos, que, dentro dos 15 dias após a aplicação, conseguem reverter a ação, pois no período entre 24 horas e 15 dias após a aplicação, a toxina ainda está em estado de ativação no organismo.

Considerando essa condição, a reversão do efeito da toxina botulínica pode ser feita com a prescrição de um medicamento anti-inflamatório de boa potência.

Mas antes de considerar o uso da medicação, é importante saber se ela não é contraindicada para o paciente.

Entretanto, se já se faz mais de duas semanas da aplicação, a reversão do Botox torna-se mais lenta e o processo, talvez, não valha tanto a pena. Porém, entre as alternativas que podemos considerar neste caso estão as sessões de laser infravermelho, sessões de radiofrequência e aplicação de DMAE na concentração certa.

A recomendação, porém, é que se for algo leve e sem riscos, o paciente espere o tempo de absorção natural da substância pelo organismo.

Qualquer Efeito Indesejável É Reversível!

Os riscos têm sido reduzidos pelo melhor conhecimento anatômico dos músculos tratados e da técnica de aplicação.

Porém, é necessário que o procedimento seja feito por um profissional habilitado para evitar erros.

Os tratamentos de harmonização com toxina, quando bem planejados, só trazem benefícios ao paciente e ao profissional.

Todo procedimento deve ser muito bem calculado e conversado com o cliente para a conquista de um visual natural e harmônico.


Procure um profissional especializado e experiente nesta técnica e se informe sobre os detalhes dos procedimentos em Harmonização Orofocial. Cuide da sua saúde e do seu-bem estar! Faça o seu procedimento estético facial com o Dr. Grossi. Entre em contato conosco.